Telefone | +351 253 951 000    Contactos

Home > Notícias > 2016 > Dia de Ruílhe e Festa ao Emigrante 2016

Dia de Ruílhe e Festa ao Emigrante 2016

Setembro 10, 2016 at 12:28 Depois do meio-dia

No passado Dia 15 de Agosto, Dia de Ruílhe e Festa ao Emigrante como relatou o Correio do Minho:

"Cerca de 400 pessoas passaram ontem pelo Campo de Jogos do Talegre e pelo parque de estacionamento do Externato Infante D. Henrique (Alfacoop) para participarem nas actividades comemorativas do Dia da Freguesia de Ruílhe.
Um evento que possibilitou momentos de convívio entre a população da freguesia e entre as várias gerações.
“Antigamente era festa do Emigrante, mas alteramos ligeiramente o nome, começa por Dia da Freguesia e Festa ao Emigrante, para nos juntarmos e convivermos, quer os ruilhenses que residem cá, quer os que estão fora da freguesia. A intenção é mesmo essa, para que as várias gerações que já existem de emigrantes se dêem a conhecer”, explicou António Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Ruílhe.
Uma festa que tem registado a adesão de mais pessoas a cada ano que passa. 
O Dia da Freguesia começou com uma missa pelos ruilhenses seguida de uma caminhada. A tarde foi preenchida com vários jogos tradicionais e um jogo de futebol entre moradores na freguesia e emigrantes. À noite, foi servido porco no espeto. O convívio foi animado pelo Rancho Folclórico de Santa Cecília de Vilaça, e pela dupla musical Pedro e Ricardo.
O evento foi do agrado dos participantes.
António Costa é emigrante em França e veio ao Dia da Freguesia para mostrar como era ao genro francês. “Ele queria vir aqui e eu vim com ele. O convívio está muito bem”, disse António Costa.
José Silva participa todos os anos no encontro porque “é uma boa ideia para encontrar os amigos e os vizinhos. Tenho muita confiança com os emigrantes e fazemos uma festa.”
Os jogos tradicionais e o jogo de futebol decorreram no Campo de Jogos do Talegre, enquando que o porco no espeto e a animação musical tiveram lugar no parque de estacionamento da Alfacoop. No recinto estiveram também presentes as associações da freguesia com barraquinhas de comes-e-bebes.

capa_cm.JPG

Tags: